SPED FISCAL - ICMS

SPED FISCAL - ICMS

O que é inventário de estoque e como fazer?

Basicamente, o inventário é o levantamento da quantidade de itens do estoque que pode estar em posse da empresa ou de terceiros ao final de cada exercício.

No final de cada exercício independentemente do regime empresarial, as empresas devem inventariar seus estoques de materiais (matérias primas, materiais de embalagem e outros), produtos acabados e em elaboração, serviços em andamento e mercadorias para revenda. Estas informações devem ser escrituradas no Livro de Registro de Inventário ou no Inventário Fiscal do SPED e Sintegra.

O envio do inventário na EFD é mais focado na qualidade da informação fiscal que é prestada, ou seja, é possível identificar possíveis omissões de entradas e de saídas que possam caracterizar sonegação fiscal.

Conforme o guia prático do SPED ICMS, o inventário deverá ser apresentado no arquivo da EFD-ICMS/IPI até o segundo mês subsequente ao evento. 

Por exemplo: Inventário realizado em 31/12/19 deverá ser apresentado na EFD-ICMS/IPI de período de referência fevereiro de 2020.

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